PR 12 – Rota dos Olivais
O nome “rota dos olivais” surge da forte presenca, ao longo do percurso, dos tradicionais olivais plantados nas…
O percurso circular do Poço dos Sinos tem início junto da Casa do Povo da Grade, localidade de gentes afáveis e daí segue por entre olivais e pequenas hortas familiares até à aldeia de Casal Novo.
Nesta aldeia o silêncio reina, o casario desabitado, mas conservado, recebe quem por lá passa. Seguimos para o pinhal, pelas margens da ribeira entre salgueiros e amieiros, entre matos e oliveiras centenárias esquecidas pelos donos, que outrora delas tiravam rendimento, em direção à Ribeira da Magueija.
O caminho leva-nos ao encontro da Ribeira do Goulo. Também aqui a natureza já tomou o lugar do olival tradicional plantado pelos antepassados de quem ainda hoje mora nas aldeias vizinhas. É nesta Ribeira que mais à frente vamos encontrar a Ponte do Poço dos Sinos que tem lendas e historias para descobrir junto de quem as sabe contar. A Capela de St. Ildefonso é a nossa próxima paragem, depois de ficar para trás a companhia das oliveiras e sobreiros plantados pelo homem.
De St. Ildefonso regressamos à Ribeira que alberga na margem o velho lagar do qual restam apenas as galgas que moíam as azeitonas. Vamos encontrar o Moinho do Pereiro e o Moinho do Casal Novo onde podemos entrar e aprender como era moído o cereal. Estamos agora de volta à Grade e aos seus campos cultivados onde termina este percurso, no mesmo local de onde partimos.
O nome “rota dos olivais” surge da forte presenca, ao longo do percurso, dos tradicionais olivais plantados nas…
O percurso tem início na aldeia, junto à Capela de Santo António, com uma primeira parte urbana…
Pelo Bordado de Castelo Branco… Inicie esta viagem com uma visita ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior
Um roteiro imperdível pela gastronomia do concelho, apto para agradar qualquer paladar…
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco