Procurar
Close this search box.

PR 8 – Rota dos Moinhos

Homepage / Percursos Pedestres / PR 8 – Rota dos Moinhos

O Percurso dos Moinhos tem início em Martim Branco, interessante aldeia em xisto que faz parte do roteiro das Aldeias do Xisto de Castelo Branco.

Saímos de Martim Branco rumo à aldeia de Camões onde por pinhais chegamos ao local onde a paisagem humanizada com novas plantações de oliveira são a prova de novos investimentos e do não abandono do espaço rural.

Deixamos para trás as passadouras da ribeira da Magueija junto à aldeia Camões e seguimos para Malhada do Cervo percorrendo as antigas levadas que levavam a água aos terrenos outrora cultivados.

Chegados a Malhada do Cervo seguimos para a Ribeira da Magueija. É aqui que podemos ver mais um moinho de rodizio, junto à ponte que nos leva à margem direita da ribeira. Este moinho com telhado de xisto, embora atualmente esteja revestido de cimento, é exemplo do tipo de construção local que utilizava os materiais disponíveis na natureza.

De regresso a Martim Branco o nosso percurso continua entre pinhal que nos levará à Ribeira do Goulo, local onde ainda podemos ver oliveiras centenárias já cobertas de mato dando a entender que a mãe natureza tomou conta do olival tradicional plantado pelo homem. A parte final do percurso é feita por caminhos florestais ladeados por floresta e terrenos agrícolas que nos levam ao ponto inicial do nosso passeio.

Sugestões de Percursos

PR 12 – Rota dos Olivais

O nome “rota dos olivais” surge da forte presenca, ao longo do percurso, dos tradicionais olivais plantados nas…

Sugestões de Roteiros

Natal em Castelo Branco

Natal em Castelo Branco é sinónimo de… tempo em família, ruas cheias de cor e de vida, aquelas refeições…

PARTIDA / CHEGADA
Largo no início da aldeia de Martim Branco
DISTÂNCIA
25,04 km / variante PR8.1 de 2,80 km
DURAÇÃO
06h00
NÍVEL DE DIFICULDADE
Algo difícil
FREGUESIAS ABRANGIDAS
Martim Branco/Almaceda e Sarzedas
TIPO DE PERCURSO
Circular
admin
Author: admin