PR 12 – Rota dos Olivais
O nome “rota dos olivais” surge da forte presenca, ao longo do percurso, dos tradicionais olivais plantados nas…
O percurso tem início na entrada da aldeia, entre a malha urbana, e passa junto à Casa de Artes e Ofícios. Após as últimas casas atravessa se a ribeira numa pequena ponte de ferro e, tomando os carreiros que atravessam a várzea, é possível seguir ao longo das levadas, contemplar um açude e observar belas mesclas de olival, medronhal e azinhal.
Mais adiante voltamos a atravessar a ribeira na ponte da Volta, entrando num novo trilho que acompanha uma levada vinda de um açude cimeiro. Subindo cerca de 30 metros percorremos a Levada Nova até ao seu açude, onde um carreiro nos conduz a um caminho florestal.
Alcançamos uma encruzilhada onde um pontão nos encaminha para Porto da Vila. Seguindo por este trilho descobrimos novamente o corredor ripícola da ribeira de Almaceda e somos envolvidos por uma paisagem de pequenas hortas, os olivais e as tradicionais casas em xisto. Voltamos a atravessar a ribeira numas poldras, encaminhando-nos pelo trilho florestal até à aldeia de Almaceda, onde o seu jardim ribeirinho e praia fluvial convidam a um merecido descanso. Como alternativa ao percurso principal foi criada uma variante de menor extensão (PR2.1). Após o atravessamento da ponte da Volta percorremos a “Levada dos Moinhos” passando pelo antigo núcleo moageiro em direcção a Martim Branco.
O nome “rota dos olivais” surge da forte presenca, ao longo do percurso, dos tradicionais olivais plantados nas…
O percurso tem início na aldeia, junto à Capela de Santo António, com uma primeira parte urbana…
Pelo Bordado de Castelo Branco… Inicie esta viagem com uma visita ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior
Um roteiro imperdível pela gastronomia do concelho, apto para agradar qualquer paladar…
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco