Procurar
Close this search box.

PR 4 – Rota da Marateca

Homepage / Percursos Pedestres / PR 4 – Rota da Marateca

Percurso circular com início no Largo de Santo António, na vila da Soalheira.

Sobe-se para o centro da vila seguindo a rua que nos leva a Louriçal do Campo. Junto a um chafariz vira-se à esquerda ao encontro de caminhos rurais que nos levam pelas Quintas do Serrado e da Água D’Alto, onde se atravessa a Ribeira do Mioso. Deixam-se as pequenas hortas que são substituídas por grandes campos de pastagem e culturas de sequeiro, onde os rebanhos são presença constante.

Segue-se até a um caminho alcatroado que se atravessa em direção à Albufeira de Santa Águeda. Antes de chegar à ponte sobre o Ocreza, vira-se à esquerda por uma vereda e continua-se pela orla da albufeira.

Aqui encontram-se velhos carvalhos onde nidificam, em grande número, várias espécies de aves migratórias. Este local é de grande interesse para a observação da avifauna. Seguindo para Norte, continua-se a vislumbrar o imenso plano de água e algumas aves aquáticas que por ali passeiam. Deixa-se a albufeira e, após atravessar a pequena ponte sobre a Ribeira do Mioso, segue-se até ao caminho alcatroado. Percorre-se este caminho cerca de 500 metros e vira-se à esquerda por um caminho rural. Voltamos a entrar no mundo das pequenas hortas muradas que nos conduzem de regresso à Soalheira.


Não é recomendável realizar a Rota com a Barragem nos níveis máximos, sendo apenas recomendado para o fim da Primavera, o Verão e o início do Outono.

Sugestões de Percursos

Sugestões de Roteiros

Natal em Castelo Branco

Natal em Castelo Branco é sinónimo de… tempo em família, ruas cheias de cor e de vida, aquelas refeições…

PARTIDA / CHEGADA
Soalheira
DISTÂNCIA
14 km
DURAÇÃO
03h30
NÍVEL DE DIFICULDADE
Fácil
FREGUESIAS ABRANGIDAS
Louriçal do Campo e Soalheira
TIPO DE PERCURSO
Circular
admin
Author: admin