Procurar
Close this search box.

PR 3 – Caminho de Xisto de Sarzedas

Homepage / Percursos Pedestres / PR 3 – Caminho de Xisto de Sarzedas

O percurso tem início na aldeia, junto à Capela de Santo António, com uma primeira parte urbana onde é possível apreciar as ruas ladeadas de casas brasonadas.

Chegados à Capela de S. Sebastião percorremos uma calçada Romana até ao Campanário e Igreja Matriz. Ainda na vila continuamos até à Fonte, local onde antigamente os habitantes iam buscar água e onde ainda existe um lavadouro. A partir daqui embrenhamo-nos num ambiente natural através de uma pequena vereda que atravessa pinheiros, sobreiros e carvalhos até chegarmos a Almoinhas e Rapoula. Encontramos então o “Monte dos Afonsos”, lugar onde habitou uma família com este nome e onde o casario de xisto se mantém muito bem conservado.

A próxima paragem é em Gatas, que nos oferece uma vista deslumbrante sobre a Ribeira da Magueija e campos ainda cultivados nas suas margens, onde oliveiras seculares adornam pequenas hortas. É aqui que se situam as antigas Minas de Volfrâmio, que segundo os antigos relatos, era vendido para a Alemanha por altura da II Guerra Mundial. Avançando mais um pouco conseguimos vislumbrar todo o Vale da Santa, onde fica a Capela de Santa Maria Madalena, encontrando na descida vestígios da antiga exploração mineira. Surge-nos a Fonte Santa, assim chamada porque a água nunca seca e lhe serem reconhecidos milagres. A partir daqui o percurso é feito entre hortas, riachos e ribeiros.

Já próximo do final atravessamos um carvalhal povoado de árvores seculares e regressamos ao local de partida.

Sugestões de Percursos

PR 8 – Rota dos Moinhos

O Percurso dos Moinhos tem início em Martim Branco, interessante aldeia em xisto que faz parte do roteiro das…

Sugestões de Roteiros

PARTIDA / CHEGADA
Junto à Junta de Freguesia de Sarzedas
DISTÂNCIA
14,4 km / variante PR3.1 de 7,8 km
DURAÇÃO
04h20
NÍVEL DE DIFICULDADE
Difícil
FREGUESIAS ABRANGIDAS
Sarzedas
TIPO DE PERCURSO
Circular
admin
Author: admin