Procurar
Close this search box.

PR 11 – Rota das Fontes

Homepage / Percursos Pedestres / PR 11 – Rota das Fontes

O percurso deve o seu nome às inúmeras fontes de mergulho que se encontram ao longo deste trajeto.
A caminhada tem início junto ao Polidesportivo de Benquerenças. Aqui próximo localiza-se o “Chafariz”, que já foi um dos vários pontos de abastecimento público de água de Benquerenças. Segue-se em direção à Fonte da Eirinha. Depois, por caminhos ladeados de pinhal e pontões de xisto, o rumo tomado será o do Covão dos Moinhos. Este lugar é assim chamado por existirem neste local diversos moinhos cuja construção nunca foi terminada pois os moleiros verificaram que a água do ribeiro não era suficiente para o correto funcionamento dos engenhos. Seguimos agora para a Fonte Funda, que dizem ser tão funda que quando os antigos habitantes de Benquerenças a limpavam tinham de utilizar 2 escadas atadas uma à outra para chegar ao fundo. Logo depois, encontraremos a primeira fonte de Bomba.
Neste ponto calcorreamos de novo as ruas de Benquerenças até chegar à fonte do Monte de Baixo. Monte de Baixo é o nome da aldeia que se encontra em ruínas. Este aglomerado viu sair os seus últimos habitantes há cerca de 50 anos. Ao percorrer as ruas desta aldeia é ainda possível encontrar vestígios dos seus antigos moradores e das tarefas que compunham o seu dia a dia. Deixamos para trás o lugar de Monte de Baixo e seguimos por caminhos rurais, ladeados de muros de xisto, até chegar à Azinheira – pequena aldeia também desabitada há cerca de 30 anos. Aqui encontra-se o primeiro forno comunitário do percurso, mesmo antes de passar pela Fonte do Povo. Aproxima-se o final do passeio mas até chegar a Benquerenças ainda encontramos a Fonte de Bomba da Azinheira, a Fonte da Cerejeira e, finalmente, a Fonte de Bomba da Rua do Fundo do Monte.
Já em Benquerenças, onde termina o percurso, poderemos fazer uma visita aos seus dois fornos comunitários, recupera-
dos e ainda em uso pelos moradores.

Sugestões de Percursos

PR 1 – Rota da Gardunha

O percurso pedestre inicia-se à entrada de Louriçal do Campo (470m de altitude). Passando pela Igreja Matriz de S. Bento…

Sugestões de Roteiros

Natal em Castelo Branco

Natal em Castelo Branco é sinónimo de… tempo em família, ruas cheias de cor e de vida, aquelas refeições…

PARTIDA / CHEGADA
Polidesportivo de Benquerenças/ Largo da Junta de Freguesia
DISTÂNCIA
9,6 km
DURAÇÃO
2H30
NÍVEL DE DIFICULDADE
Fácil
FREGUESIAS ABRANGIDAS
Benquerenças
TIPO DE PERCURSO
Circular
admin
Author: admin