PR 9 – Rota Ribeira da Magueija
O Percurso da Rota da Ribeira da Magueija é linear e não muito longo. Dá a conhecer três aldeias…
Percurso circular com início no Largo de Santo António, na vila da Soalheira.
Sobe-se para o centro da vila seguindo a rua que nos leva a Louriçal do Campo. Junto a um chafariz vira-se à esquerda ao encontro de caminhos rurais que nos levam pelas Quintas do Serrado e da Água D’Alto, onde se atravessa a Ribeira do Mioso. Deixam-se as pequenas hortas que são substituídas por grandes campos de pastagem e culturas de sequeiro, onde os rebanhos são presença constante.
Segue-se até a um caminho alcatroado que se atravessa em direção à Albufeira de Santa Águeda. Antes de chegar à ponte sobre o Ocreza, vira-se à esquerda por uma vereda e continua-se pela orla da albufeira.
Aqui encontram-se velhos carvalhos onde nidificam, em grande número, várias espécies de aves migratórias. Este local é de grande interesse para a observação da avifauna. Seguindo para Norte, continua-se a vislumbrar o imenso plano de água e algumas aves aquáticas que por ali passeiam. Deixa-se a albufeira e, após atravessar a pequena ponte sobre a Ribeira do Mioso, segue-se até ao caminho alcatroado. Percorre-se este caminho cerca de 500 metros e vira-se à esquerda por um caminho rural. Voltamos a entrar no mundo das pequenas hortas muradas que nos conduzem de regresso à Soalheira.
Não é recomendável realizar a Rota com a Barragem nos níveis máximos, sendo apenas recomendado para o fim da Primavera, o Verão e o início do Outono.
O Percurso da Rota da Ribeira da Magueija é linear e não muito longo. Dá a conhecer três aldeias…
Percurso circular com início no Largo de Santo António, na vila da Soalheira…
Um roteiro imperdível pela gastronomia do concelho, apto para agradar qualquer paladar…
Verão em Castelo Branco é… mergulhar de cabeça na riqueza natural e paisagística desta cidade secular.
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco