PR 13 – Rota do Olival – Malpica do Tejo
Localizado numa das entradas da aldeia, o jardim “o olival”, partida e chegada deste …
Percurso circular com início no Largo de Santo António, na vila da Soalheira.
Sobe-se para o centro da vila seguindo a rua que nos leva a Louriçal do Campo. Junto a um chafariz vira-se à esquerda ao encontro de caminhos rurais que nos levam pelas Quintas do Serrado e da Água D’Alto, onde se atravessa a Ribeira do Mioso. Deixam-se as pequenas hortas que são substituídas por grandes campos de pastagem e culturas de sequeiro, onde os rebanhos são presença constante.
Segue-se até a um caminho alcatroado que se atravessa em direção à Albufeira de Santa Águeda. Antes de chegar à ponte sobre o Ocreza, vira-se à esquerda por uma vereda e continua-se pela orla da albufeira.
Aqui encontram-se velhos carvalhos onde nidificam, em grande número, várias espécies de aves migratórias. Este local é de grande interesse para a observação da avifauna. Seguindo para Norte, continua-se a vislumbrar o imenso plano de água e algumas aves aquáticas que por ali passeiam. Deixa-se a albufeira e, após atravessar a pequena ponte sobre a Ribeira do Mioso, segue-se até ao caminho alcatroado. Percorre-se este caminho cerca de 500 metros e vira-se à esquerda por um caminho rural. Voltamos a entrar no mundo das pequenas hortas muradas que nos conduzem de regresso à Soalheira.
Não é recomendável realizar a Rota com a Barragem nos níveis máximos, sendo apenas recomendado para o fim da Primavera, o Verão e o início do Outono.
Localizado numa das entradas da aldeia, o jardim “o olival”, partida e chegada deste …
O nome “rota dos olivais” surge da forte presenca, ao longo do percurso, dos tradicionais olivais plantados nas…
Verão em Castelo Branco é… mergulhar de cabeça na riqueza natural e paisagística desta cidade secular.
Páscoa em Castelo Branco é… magníficos dias primaveris cheios de cor e que convidam…
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco