PR 2 – Caminho de Xisto de Matim Branco
O percurso tem início na entrada da aldeia, entre a malha urbana, e passa junto à Casa de Artes e Ofícios.
Páscoa em Castelo Branco é… magníficos dias primaveris cheios de cor e que convidam a passeios ao ar livre.
Inicie a sua escapadinha num dos pontos mais altos da cidade, o Castelo dos Templários de Castelo Branco, e desfrute da soberba vista sobre o concelho. Em direção à Zona Histórica, não deixe de observar mais uma vista panorâmica a partir do Miradouro de S. Gens e continue pelas ruas pitorescas, onde poderá apreciar diversos detalhes dos portados quinhentistas. Delicie-se com uma experiência gastronómica diversa e, de seguida, propomos um passeio pelo belo Jardim do Paço Episcopal.
Depois de uma boa noite de descanso, comece o segundo dia a percorrer a Grande Rota da Gardunha, com passagem pelo Baloiço do Castelo Velho e pelo Baloiço de São Vicente da Beira. Em alternativa poderá visitar o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco e o Museu do Cargaleiro, uma sugestão menos exigente porém com elevado valor cultural.
Dedique a tarde a percorrer rota dos murais, o pretexto ideal para descobrir não só a cidade de Castelo Branco, mas também o concelho. Embarque neste passeio alternativo que já conta com mais de 50 murais que dão uma nova vida a espaços antigos e homenageiam as gentes e a cultura de Castelo Branco.
No último dia, visite o Parque do Barrocal, um pulmão de natureza no centro da cidade. Conheça o Mercadinho da Páscoa, onde poderá encontrar uns miminhos para oferecer aos que mais gosta e degustar os sabores mais autênticos da Páscoa em Castelo Branco. Por estes dias, à mesa o cabrito não pode faltar. Ja nas sobremsas, o destaque vai para os bolos secos e para o Bolo Finto. Na parte da tarde, depois de desfrutar do nosso Mercadinho de Páscoa, sugerimos a visita a uma queijaria, onde poderá observar o método de produção artesanal e dos diferentes tipos de cura, e deleite-se com os extraordinários Queijos da Beira Baixa.
O percurso tem início na entrada da aldeia, entre a malha urbana, e passa junto à Casa de Artes e Ofícios.
O caminho pela Rota dos Lagares é circular e leva-nos a conhecer antigos lagares de azeite, tradicionalmente…
Pela História de Castelo Branco… venha descobrir Castelo Branco e escutar as histórias…
Natal em Castelo Branco é sinónimo de… tempo em família, ruas cheias de cor e de vida, aquelas refeições…
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco