PR 2 – Caminho de Xisto de Matim Branco
O percurso tem início na entrada da aldeia, entre a malha urbana, e passa junto à Casa de Artes e Ofícios.
Natal em Castelo Branco é sinónimo de… tempo em família, ruas cheias de cor e de vida, aquelas refeições de conforto e muitos momentos mágicos.
Comece em bom num dos pontos mais altos e mais icónicos do concelho: o Castelo. Passeie pelas suas muralhas e observe a incrível vista sobre a cidade. Ao descer, faça uma paragem num dos mais conhecidos miradouros de Castelo Branco: o Miradouro de São Gens que, além da vista, dispõe de um aprazível jardim com zonas de descanso. Retome o seu percurso pelas ruas pitorescas da Zona Histórica e atente nos detalhes dos Portados Quinhentistas. Faça uma pausa para degustar os sabores autênticos da gastronomia albicastrense. Durante a quadra natalícia não pode deixar de degustar o cabrito e, para sobremesa, as filhós. Retome com um passeio pelo Jardim do Paço Episcopal que se distingue pelas histórias de cada recanto seu. Explore o Mercado de Natal, onde os artesãos locais dispõem de lembranças especiais para esta temporada. Delicie-se com a variedade de produtos regionais e tradicionais da época natalícia.
Inicie o segundo dia com uma visita à Central Meleira, onde poderá explorar o mundo do mel e saborear de uma degustação irresistível. siga para o nosso Mercado de Natal, onde terá a possibilidade de almoçar. Desfrute depois de um momento dedicado ao seu bem-estar e relaxamento. À noite, aproveite um jantar que celebre os sabores únicos de Castelo Branco. Após o jantar, visite novamente no Mercado de Natal, desta vez com a magia das luzes a brilharem e o espírito natalício ainda mais evidente.
No terceiro e último dia, não deixe de percorrer o percurso pedestre PR12 – Rota dos Olivais ou a Rota do Olival em Malpica do Tejo. Dedique a tarde à arte e visite o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, o ex-líbris da cidade, e o Museu Cargaleiro, dedicado à vida e obra do artista beirão com um imenso portfólio de peças para admirar. Despeça-se com um jantar tradicional típico da quadra natalícia na região e leve consigo memórias incríveis.
O percurso tem início na entrada da aldeia, entre a malha urbana, e passa junto à Casa de Artes e Ofícios.
O percurso deve o seu nome às inúmeras fontes de mergulho que se encontram ao longo deste trajeto.
Páscoa em Castelo Branco é… magníficos dias primaveris cheios de cor e que convidam…
Pela História de Castelo Branco… venha descobrir Castelo Branco e escutar as histórias…
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco