PR 11 – Rota das Fontes
O percurso deve o seu nome às inúmeras fontes de mergulho que se encontram ao longo deste trajeto.
O Percurso dos Moinhos tem início em Martim Branco, interessante aldeia em xisto que faz parte do roteiro das Aldeias do Xisto de Castelo Branco.
Saímos de Martim Branco rumo à aldeia de Camões onde por pinhais chegamos ao local onde a paisagem humanizada com novas plantações de oliveira são a prova de novos investimentos e do não abandono do espaço rural.
Deixamos para trás as passadouras da ribeira da Magueija junto à aldeia Camões e seguimos para Malhada do Cervo percorrendo as antigas levadas que levavam a água aos terrenos outrora cultivados.
Chegados a Malhada do Cervo seguimos para a Ribeira da Magueija. É aqui que podemos ver mais um moinho de rodizio, junto à ponte que nos leva à margem direita da ribeira. Este moinho com telhado de xisto, embora atualmente esteja revestido de cimento, é exemplo do tipo de construção local que utilizava os materiais disponíveis na natureza.
De regresso a Martim Branco o nosso percurso continua entre pinhal que nos levará à Ribeira do Goulo, local onde ainda podemos ver oliveiras centenárias já cobertas de mato dando a entender que a mãe natureza tomou conta do olival tradicional plantado pelo homem. A parte final do percurso é feita por caminhos florestais ladeados por floresta e terrenos agrícolas que nos levam ao ponto inicial do nosso passeio.
O percurso deve o seu nome às inúmeras fontes de mergulho que se encontram ao longo deste trajeto.
Localizado numa das entradas da aldeia, o jardim “o olival”, partida e chegada deste …
Pelas Artes e Ofícios de Castelo Branco… viaje pela história do azeite da região e pelas tradicionais Danças…
Pelo Bordado de Castelo Branco… Inicie esta viagem com uma visita ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco