PR 13 – Rota do Olival – Malpica do Tejo
Localizado numa das entradas da aldeia, o jardim “o olival”, partida e chegada deste …
O percurso circular do Poço dos Sinos tem início junto da Casa do Povo da Grade, localidade de gentes afáveis e daí segue por entre olivais e pequenas hortas familiares até à aldeia de Casal Novo.
Nesta aldeia o silêncio reina, o casario desabitado, mas conservado, recebe quem por lá passa. Seguimos para o pinhal, pelas margens da ribeira entre salgueiros e amieiros, entre matos e oliveiras centenárias esquecidas pelos donos, que outrora delas tiravam rendimento, em direção à Ribeira da Magueija.
O caminho leva-nos ao encontro da Ribeira do Goulo. Também aqui a natureza já tomou o lugar do olival tradicional plantado pelos antepassados de quem ainda hoje mora nas aldeias vizinhas. É nesta Ribeira que mais à frente vamos encontrar a Ponte do Poço dos Sinos que tem lendas e historias para descobrir junto de quem as sabe contar. A Capela de St. Ildefonso é a nossa próxima paragem, depois de ficar para trás a companhia das oliveiras e sobreiros plantados pelo homem.
De St. Ildefonso regressamos à Ribeira que alberga na margem o velho lagar do qual restam apenas as galgas que moíam as azeitonas. Vamos encontrar o Moinho do Pereiro e o Moinho do Casal Novo onde podemos entrar e aprender como era moído o cereal. Estamos agora de volta à Grade e aos seus campos cultivados onde termina este percurso, no mesmo local de onde partimos.
Localizado numa das entradas da aldeia, o jardim “o olival”, partida e chegada deste …
O percurso tem início na entrada da aldeia, entre a malha urbana, e passa junto à Casa de Artes e Ofícios.
Páscoa em Castelo Branco é… magníficos dias primaveris cheios de cor e que convidam…
Natal em Castelo Branco é sinónimo de… tempo em família, ruas cheias de cor e de vida, aquelas refeições…
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco