PR 3 – Caminho de Xisto de Sarzedas

Homepage / Percursos Pedestres / PR 3 – Caminho de Xisto de Sarzedas

O percurso tem início na aldeia, junto à Capela de Santo António, com uma primeira parte urbana onde é possível apreciar as ruas ladeadas de casas brasonadas.

Chegados à Capela de S. Sebastião percorremos uma calçada Romana até ao Campanário e Igreja Matriz. Ainda na vila continuamos até à Fonte, local onde antigamente os habitantes iam buscar água e onde ainda existe um lavadouro. A partir daqui embrenhamo-nos num ambiente natural através de uma pequena vereda que atravessa pinheiros, sobreiros e carvalhos até chegarmos a Almoinhas e Rapoula. Encontramos então o “Monte dos Afonsos”, lugar onde habitou uma família com este nome e onde o casario de xisto se mantém muito bem conservado.

A próxima paragem é em Gatas, que nos oferece uma vista deslumbrante sobre a Ribeira da Magueija e campos ainda cultivados nas suas margens, onde oliveiras seculares adornam pequenas hortas. É aqui que se situam as antigas Minas de Volfrâmio, que segundo os antigos relatos, era vendido para a Alemanha por altura da II Guerra Mundial. Avançando mais um pouco conseguimos vislumbrar todo o Vale da Santa, onde fica a Capela de Santa Maria Madalena, encontrando na descida vestígios da antiga exploração mineira. Surge-nos a Fonte Santa, assim chamada porque a água nunca seca e lhe serem reconhecidos milagres. A partir daqui o percurso é feito entre hortas, riachos e ribeiros.

Já próximo do final atravessamos um carvalhal povoado de árvores seculares e regressamos ao local de partida.

Sugestões de Percursos

PR 8 – Rota dos Moinhos

O Percurso dos Moinhos tem início em Martim Branco, interessante aldeia em xisto que faz parte do roteiro das…

Sugestões de Roteiros

Verão em Castelo Branco

Verão em Castelo Branco é… mergulhar de cabeça na riqueza natural e paisagística desta cidade secular.

PARTIDA / CHEGADA
Junto à Junta de Freguesia de Sarzedas
DISTÂNCIA
14,4 km / variante PR3.1 de 7,8 km
DURAÇÃO
04h20
NÍVEL DE DIFICULDADE
Difícil
FREGUESIAS ABRANGIDAS
Sarzedas
TIPO DE PERCURSO
Circular
admin
Author: admin