Um roteiro imperdível pela gastronomia do concelho, apto para agradar qualquer paladar, dos mais novos aos mais velhos. O difícil vai ser escolher, já o fácil vai ser gostar.
Sugerimos que comece o itinerário pelo PR12 – Rota dos Olivais ou Rota do Olival em Malpica do Tejo e descubra de perto a origem dos nossos azeites voluptuosos e as cénicas paisagens formadas pelas oliveiras.
Desfrute da gastronomia imperdível de Castelo Branco ao almoço e prossiga com uma visita a uma Queijaria, conhecendo os segredos do método de produção artesanal e os diferentes tipos de cura dos queijos.
Para o segundo dia deixamos o desafio: percorrer o PR7 – Rota dos Lagares, em Almaceda, e fazer o reconhecimento de onde era feita a magia e a transformação da azeitona em azeite. Revigore-se com uma odisseia de sabores através de uma refeição típica e visite a Central Meleira. Além de poder assistir ao processo produtivo do delicioso mel, também o poderá degustar.
O terceiro e último dia combina com uma viagem pela história do azeite na região numa visita ao Núcleo Etnográfico da Lousa e, da parte da tarde, uma experiência enoturística com direito a passeio pelas vinhas e prova de vinhos.
Texto descritivo
Texto descritivo
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco