Património
As antigas casas, nas pitorescas ruas da Zona Histórica de Castelo Branco, albergam verdadeiros tesouros arquitetónicos, simbolos da memória e da história: os Portados Quinhentistas. Cada detalhe esculpido representa brasões de famílias, símbolos misteriosos e figuras mitológicas.
As paredes de pedra e as telhas antigas são sinais de uma lenda em torno da Ermida de Nossa Senhora de Mércoles. Há muitos anos, sob uma oliveira centenária, um jovem pastor viu uma figura vestida de branco, que brilhava muito e que trouxe uma mensagm de esperança. Rapidamente este jovem pastor reuniu toda a comunidade local para fazer erguer este que, nos dias de hoje, é local de uma das romarias mais conhecidas do concelho e que é ponto de excelência para desfrutar das vistas sob a cidade.
Um dos grandes tesouros de Castelo Branco é a diversidade de património edificado. Os solares e Palácios são verdadeiras testemunhas da época da aristrocacia: Solar dos Viscondes de Oleiros, Palácio dos Viscondes de Portalegre, Solar dos Cavaleiros, Solar dos Cunha. Cada construção é uma lembrança da cultura: Igreja se São Miguel/Sé Catedral, Convento da Graça, Cruzeiro de São João, Casa do Arco do Bispo e Chafariz de São marcos. Visitar Castelo Branco é, também conhecer a sua história!
Visite Castelo Branco © 2024 Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Castelo Branco